Instituto Não Aceito Corrupção

Associação civil, apartidária e sem fins lucrativos

23 de novembro de 2020 | 18:30

Está Nascendo o Dezembro Transparente

O Setembro Amarelo já é cada vez mais reconhecido como período dedicado à prevenção do suicídio. O Outubro Rosa, fortemente identificado como mês da prevenção ao câncer de mama, e segue pelo mesmo caminho o Novembro Azul, em relação à prevenção do câncer de próstata.

Partindo da referência inicial do dia 9 de dezembro, dia internacional de combate à corrupção, desde a celebração da Convenção da ONU em Mérida, em 2003, o Instituto Não Aceito Corrupção convidou as instituições Transparência Internacional, Transparência Brasil e Transparência Partidária para que todos pudessem dar as mãos para a construção do Dezembro Transparente.

Nasce em 2020 a ideia de consagrar um mês do ano no Brasil à consolidação da cultura da transparência, visando a integridade, a prevenção à corrupção; tempo de evoluir em matéria legal, tempo de consolidação de uma verdadeira cultura republicana, ética e democrática, objeto do PL 4685/2020.

A pandemia dita um início virtual, pedra fundamental de uma longa jornada que pretende envolver os campos público, privado e o terceiro setor. As escolas, as universidades, tomar as ruas, sensibilizar cada brasileiro e cada brasileira para a relevância do tema da transparência, da integridade, do combate preventivo à corrupção inerentes à ética republicana.

Em 2020, a coalizão de entidades que dá o pontapé inicial neste novo tempo, promoverá uma semana virtual de transparência e combate à corrupção de 7 a 11 de dezembro, com eventos promovidos pelos integrantes do grupo, apresentando dados, premiando iniciativas, propondo novas ideias e debatendo intensamente. Sem prejuízo, outras organizações que pretendem organizar outras discussões alusivas ao dia 9 de Dezembro serão convidadas a usar o chapéu Dezembro Transparente. E outras mais serão estimuladas a organizar eventos.

Para fazer parte deste projeto acesse: https://www.change.org/dezembro-transparente

Patrocinadores Dezembro Transparente