Isabel Franco

08 de setembro de 2017 | 11:41

A imagem do Legislativo e do Executivo – Isabel Franco

Estarrecedor o recente resultado da pesquisa IPSOS sobre a percepção dos brasileiros em relação a grandes figuras públicas no Brasil.

Noutro dia, explicando a um cliente estrangeiro o clima político no Brasil, fui interrompida por um colaborador da filial que comparou a nossa nação a um hospício citando o Supremo Tribunal Federal. Fiquei horrorizada, mas o resultado da pesquisa parece corroborar esse comentário. O colaborador gracejou que hoje o brasileiro reconhece mais facilmente o nome dos 11 ministros do que dos 11 titulares da seleção nacional de futebol! Nossos cidadãos não só sabem muito bem quem faz parte do seleto time do STF como parecem ter uma opinião nefasta sobre eles. Que horror!

No ranking da desaprovação da pesquisa, que ouviu cerca de 1200 pessoas no mês de agosto, entre políticos com reputação infausta, aparecem a presidente do STF, Cármem Lúcia, Gilmar Mendes e o relator da Lava Jato, Edson Fachin!

O descontentamento da população, a deterioração da imagem do Legislativo e do Executivo e o repúdio do povo revelam o assustador desgaste dos nossos líderes. Entretanto, com relação ao STF, os resultados dessa pesquisa são aterrorizantes. Não pode um país sofrer essa desilusão!  Que essa pesquisa sirva de alerta aos ministros para urgentemente tomar uma atitude para atuar de forma a conquistar o respeito da nação sob pena de passarem para a história como acalentadores do descrédito de uma das maiores instituições do país. Como falo para minha netinha: não pode!

Isabel Franco
Advogada