INAC

06 de dezembro de 2018 | 16:30

Confira a programação do III Seminário Caminhos Contra a Corrupção

III Seminário Caminhos Contra a Corrupção

Clique aqui para fazer sua inscrição!

8h30 às 9h00 – Credenciamento
09h00 às 9h15 – Solenidade de Abertura

Conferência de Abertura 09h15 às 10h
Latinobarómetro 2018: apenas 7% dos detentores do poder exercem-no para o bem comum e isto faz da corrupção uma das mais graves angústias dos brasileiros. Como reverter este cenário tão complexo?

Conferencista Roberto Livianu – promotor de Justiça em São Paulo, doutor em Direito pela USP e presidente do Instituto Não Aceito Corrupção.

Painel 1. Das 10h00 às 12h
Futuro da democracia brasileira. Apenas 34% dos brasileiros acreditam e apoiam a democracia, patamar inferior à média na América Latina, que é de 48% (Latinobarómetro 2018). Análise dos efeitos erosivos da corrupção nos pilares democráticos e na credibilidade das instituições.

Mediadora Cristine Menezes, Controladora do Sistema FIBRA.
Expositor Luiz Flávio Gomes, jurista, doutor em Direito pela Universidade Complutense de Madrid, Deputado Federal eleito e articulador da frente parlamentar anticorrupção.
Expositora Maria Tereza Uille Gomes, Conselheira do CNJ, ex-secretária de Estado da Justiça e ex-procuradora-geral de Justiça do Paraná.

Painel 2. Das 14h00 às 16h
A degradação dos partidos políticos como instituições democráticas. Cenário político para 2019, com os efeitos iniciais concretos da cláusula de desempenho (barreira). Um quarto de século de atraso, de opacidade e a falta de compromissos no plano da compliance e accountability.

Mediadora Karina Kufa, advogada, escritora, palestrante e professora. Especialista em direito eleitoral.
Expositor Fernando Rodrigues, jornalista, Diretor Executivo do Portal Poder360.
Expositor Gil Castelo Branco, economista e secretário geral do Contas Abertas.

Painel 3. Das 16h30 às 18h
Avaliação de avanços e retrocessos no combate à corrupção nos 30 anos da CF e 70 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos. As Novas Medidas contra a Corrupção.

Mediador Júlio Marcelo de Oliveira, Procurador de Contas perante o TCU, presidente da AMPCON.
Expositor Michael Freitas Mohallem, Professor e coordenador do Centro de Justiça e Sociedade da FGV Direito Rio e coordenador da pesquisa que resultou nas “Novas Medidas Contra a Corrupção”.
Expositor Wagner de Campos Rosário, Ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU). Graduado em Ciências Militares e mestre em Combate à Corrupção e Estado de Direito pela Universidade de Salamanca.

Conferência de Encerramento 18h às 19h 
O Futuro da Lava Jato e do Controle da Corrupção no Brasil

Conferencista Sérgio Moro, futuro Ministro da Justiça e Segurança Pública, exJuiz Federal em Curitiba por 22 anos.

Clique aqui e faça sua inscrição!