Projetos



O primeiro passo para o sucesso de um projeto é um diagnóstico bem feito do cenário e de experiências passadas. Quanto melhor for essa avaliação, maiores as chances de se superar os obstáculos e de se aproveitar as oportunidades, atingindo um resultado efetivo. Há informações extremamente superficiais sobre corrupção no Brasil. Nosso objetivo é construir esse conhecimento e, assim, contribuir para a prevenção e o enfrentamento desse crime e de ilícitos relacionados.

Radiografia das condenações definitivas por improbidade administrativa
Pesquisa encomendada pelo Instituto à Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ) vai mergulhar no banco de dados de condenações definitivas por improbidade administrativa, mantido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os objetivos são levantar quais as principais condutas que levam à condenação, o tempo de tramitação das ações, em que instância se dá o trânsito em julgado, quais os valores envolvidos e outros.

1º Mapa Nacional de Corrupção e Improbidade
Lançamos, no dia 9 de dezembro de 2015, um projeto de financiamento coletivo para fazer o maior estudo sobre corrupção da história do Brasil. A ideia é levantar dados sobre inquéritos policiais, denúncias e processos judiciais sobre corrupção e improbidade, monitorando-os passo a passo desde o início até a última etapa. Para isso, é preciso construir mecanismos de extração de dados das bases do sistema de Justiça, o que é caro e trabalhoso. A pesquisa está orçada em R$ 300 mil. Pediremos colaborações em seis cotas de R$ 50 mil. (Em breve, disponibilizaremos aqui o link da primeira campanha.)



Estudo de leis, projetos de leis e outras normas sobre os temas a que o Instituto se dedica. Construção, participação e disseminação de iniciativas dedicadas à prevenção e ao combate à corrupção.

Estudo de caso
A atividade legislativa brasileira sobre corrupção e improbidade O Instituto está trabalhando numa detalhada análise sobre os projetos de lei propostos no Congresso Nacional para combater o mau uso do dinheiro público. Ao fim do estudo, saberemos os principais objetivos dos projetos, os propositores mais frequentes, os períodos de maior atividade legislativa na área e mais.

Projeto Caiac
Apoiamos a criação do Centro de Apoio e Incidência Anti-Corrupção (Caiac), uma parceria entre a Transparência Internacional e a Ouvidoria-Geral do Estado de São Paulo. O Caiac é um local onde o cidadão poderá fazer sua denúncia sobre casos de corrupção em sigilo e amparado por uma equipe de especialistas, que ajudarão a encaminhá-la.
SAIBA MAIS



Pessoas mais bem informadas são mais conscientes de seus direitos e deveres, comportam-se melhor em sociedade e votam melhor. Pessoas mobilizadas em prol de temas como combate à corrupção e incentivo à transparência contribuem para chamar a atenção das instituições sobre a importância do tema e cobrar providências.

Campanha “Corrupção aqui não entra”
Desenvolvemos uma campanha de comunicação para engajar as pessoas na luta contra a corrupção. Trata-se de um tag de porta com os dizeres “Corrupção aqui não entra”, para ser utilizado em residências, empresas ou instituições. Quanto mais pessoal for uma causa a um cidadão, mais forte ela se torna.
CLIQUE AQUI E BAIXE O SEU TAG!

Guia de compliance para pequenas e médias empresas
Mecanismos de compliance são conjuntos de medidas internas adotadas por empresas para tornar sua administração e seu funcionamento mais controlados, transparentes e éticos. A lei anticorrupção, de 2013, deu um grande estímulo para a adoção desses mecanismos por empresas brasileiras. As maiores podem contar com a assessoria de grandes escritórios de advocacia, preparados para fazer projetos complexos. As pequenas e médias empresas, em muitos casos, fornecedoras das grandes e, portanto, integrantes das mesmas cadeias de produção têm mais dificuldade de contratar assessoria especializada. Para ajudá-las, identificaremos as melhores práticas e adaptaremos para seu universo, em forma de um guia prático.

É meu direito saber!
Fizemos parcerias com a Ouvidoria-Geral do Estado de São Paulo e com Controladoria-Geral do Município de São Paulo para dar cursos sobre transparência, com foco especial na utilização da Lei de Acesso a Informações Públicas. O objetivo é capacitar os cidadãos para encontrar e entender os dados públicos disponíveis, bem como aprender a usar a lei, que é um excelente instrumento democrático. Nas aulas, ensinaremos que órgão detém qual tipo de informação, o que está disponível, como redigir um pedido e como recorrer de uma negativa, entre outros.